segunda-feira, 20 de maio de 2019

SOBRE CHOCOLATE E AUTO CONFIANÇA....

Eu tinha uma orientadora no orfanato (Tia Darci)  e ela sempre me acompanhava em provas de vestibulinhos, provas para tentar ganhar bolsas de cursos, bolsas pro Sesi e Senai ou qualquer prova que fosse importante, éramos estimuladas a tentar tudo, já que o Orfanato não era mantido por nenhum um órgão publico e sim por padrinhos , era o trabalho dela pois não podíamos sair de lá sozinhas.
 Esperava até eu sair! Com um abraço, como se fosse a linha de chegada de um campeonato, e eu sempre era recebida como a campeã. E com um chocolate!

Minha orientadora (ou minha tia Darci) sempre tomava o café da manhã comigo nesses dias, escolhia pra mim a roupa mais confortável, se planejava... Quando comecei a ir a São Paulo (cidade grande para uma Guarulhense) a gente ia um fim de semana antes e fazia o caminho para garantir que chegaríamos a tempo.

E minha orientadora tinha uma fórmula do sucesso: um chocolate. Invariavelmente, não podia faltar o chocolate. Para dar força, energia ou sei lá. Sempre tinha o chocolate.
Em geral eu estava tão tensa e tão focada que nem apreciava a iguaria: só pensava em passar, em ir bem... era a última a sair da prova, com o gabarito na mão querendo chegar logo em “casa” para conferir.
Hoje tenho uma prova, e fiquei aqui pensando nela... na minha tia Darci, naquele apoio e naquela certeza inabalável que tudo ia dar certo. Foi o que meu namorado me disse sobre hoje: vai dar certo querida, você vai passar! Você é boa, inteligente, competente, vai ser a primeira!
Se eu acreditasse mais nessa pessoa, eu teria passado em mais provas, teria chegado mais perto dos primeiros lugares. Mas nunca vou superar a confiança dela em mim!
Mas carregarei para sempre esse apoio, essa admiração incontida... esse orgulho que ela sempre teve de mim, era só um trabalho para algumas orientadoras, mas para ela era algo mais com certeza. Ela sempre me dizia que daria tudo na vida pra ter sido minha mãe de verdade, mas assim como eu, era sozinha na vida , e jamais deixariam ela me adotar, pois ela nada tinha de significativo e concreto para me oferecer. Que bobinha era minha tia Darci, ela foi um dos grandes exemplos de amor em minha vida, como nada tinha pra me oferecer? Ela faleceu prematuramente enquanto eu ainda vivia lá, para não doer muito, eu fingi que ela havia se demitido e que estava bem e feliz na terra dela, esperando por mim.Esperando eu ser livre, ser dona de mim e da minha vida, para poder cuidar dela.
Quer saber? Acho que passar ou não nas provas nunca foi o mais importante.


Tia Darci, aqui está o chocolate. E você também está comigo... sempre estará, em qualquer prova.


6 comentários:

  1. coisa mais linda quando me chama de seu namorado,da um gelada no estomago ler aquilo que voce tão sensivelmente escreve.nunca vou deixar de ser maluco por voce e pelo sue jeito de ser e viver.li bastante coisa aqui neste fim de semana e acho que não deve parar de escrever , percebesse, cada etapa da sua vida aqui é como um diário só que publico e on line, consegue perceber o quanto sua vida foi mudando quantas pessoas fizeram parte de sua vida nesse tempo?acha que algo mudou? sua percepção de si propria pelo menos mudou?confesso; da um certo ciume ler sobre outros caras que passaram na sua vida. por outro lado,hoje,quando completamos 6 meses de namoro,lendo suas lembranças aqui e pensando em nós dois juntos me dou conta de que não tivemos nesses 6 meses uma briga, nada.nem uma rusguinha como voce diz. confesso dificil comparar voce minha namorada,com essa mulher que escreveu tudo isso aqui.as vezes, alguns escritos me deram ate medo e não fui até o final na leitura. dificil de verdade em alguns textos identificar voce, justamente por isso a pergunta;voce consegue identificar suas mudanças e mudanças ao longo desses anos?

    ResponderExcluir
  2. Rsss...Pois é.Nunca houve não é? Uma briga , uma rusga, uma confusão , um mal entendido e a verdade é que no começo , isso me entediava um pouco.Eu só sabia me relacionar em dramas e sofrimentos sei lá, talvez gostasse desses relacionamentos destrutivos , justamente para me proteger , não me apegar sei lá...Sempre era algo incompleto.Quando era um bom cara , não era um bom profissional , quando era fiel, não fazia eu me interessar, as vezes era bom de cama , mas eu não admirava como pessoa , era um saco isso...Quando te conheci , fiquei repassando por dias nossa primeira conversa, totalmente despretensiosa de ambos os lados, mas eu não consegui não me impressionar com a sua inteligencia e bom humor.Demorou um tempão pra me ligar né? Caramba!!kkkk eu já sentia sua falta e juro estava quase te procurando!!Conforme começamos sair, e posterior vc me pediu em namoro demorou pra que eu notasse que não brigávamos , nunca !!E foi até engraçado , eu ligava pra minha amiga e dizia pra ela que devia ter algo errado , não era possível, eu não tinha vontade nenhuma de divergir de vc ou te contrariar como eu tinha com os outros, digo até que era de um certo prazer pra mim , certas discussões, braços de ferro, bater o pé, muitas vezes sabendo que estava errada.Ser chamada atenção? Jamais! Eu não aceitava, não em relacionamentos. Aquele dia que chamei atenção da minha filha no restaurante por algo que eu julguei ser culpa dela, e vc me disse :"Vc quase nunca está errada , mas quando vc erra , vc exagera!!", algo assim já seria motivo pra uma tórrida briga, mas não. Percebi na hora e com clareza que realmente estava errada e não tinha disposição pra brigar com vc mesmo que estivesse certa.Realmente é muito bom estar com vc, e percebo sim toda mudança, mudo sim todos os dias a percepção de mim mesma principalmente... Sei que combinamos não rotular nossos sentimentos, amor, paixão, desejo, amizade , enfim, combinamos não dar rótulos...Mas hj é isso, passado 6 meses (parabéns pra nós meu amorzinho), consegue realmente não mais rotular o que sente por mim? Pq eu mesma não consigo mais , não dar nome ao sentimento que tenho por vc!!

    ResponderExcluir
  3. não se trata de hoje conseguir dar um rotulo no sentimento que tenho por voce.sei o nome deste sentimento, acredito que sei desde quando te beijei pela primeira vez.so que queria te falar o nome dele pessoalmente, voce aceita esperar?apenas mais 2 dias?

    ResponderExcluir
  4. Rsss... Só dois dias? Tá bom eu espero!! Fazer o quê né? kkkkkkkk é brincadeira amorzinho espero o tempo que for preciso , pra dizer e pra ouvir.

    ResponderExcluir
  5. ótimo. maravilha. então vamos parar de matar seus ex de inveja e vamos conversar no whatsApp?estou com muitas saudades de vc,aqui é lindo, pois ficará para a posteridade,mas ja registramos,e somos realmente melhor em off não é verdade?

    ResponderExcluir
  6. Sim. É verdade, em off somos melhores!!30 minutos estou em casa.

    ResponderExcluir