segunda-feira, 17 de junho de 2019

Gourmetização em São Paulo;


Meu amor em São Paulo este fim de semana. Vamos ao nosso programa favorito: Café da manhã na padaria.
Porém to aqui passada com o nível absurdo que a gourmetização das coisas chegou em São Paulo: uma padaria boa, pães rústicos, bem localizado e um pouco de natureza. Ok. Vamos tomar café em uma padaria artesanal em São Paulo.
Uma cesta com 6 fatias de pão, uma colher de goiabada, uma de Manteiga e uma com um patezinho: R$ 13. Um café fraco e mal coado (sério, sempre brinco com ele sobre levarmos uma garrafa térmica com café de casa) R$ 5. Em um copo de boteco.
Mas o lugar é bonito, tem um verde... vamos pagar pela experiência. Surpresa: mudou o cardápio. Uma garçonete só. A mesma petulância do dono (que abre as 9h e às vezes as 9h nem abre) e veja só: a cestinha com 6 fatias de Paes custa R$ 30,00. Paulistano é otario mesmo... padaria cheia!
Me deu vontade de levantar e ir embora: isso não está correto! Como uma coisa custa R$ 13, sendo cara e um dia custa R$ 30: olho em volta, todo mundo com a cesta de pão na mesa. Acho que estou ficando maluca! Só eu acho um absurdo o ser humano pagar tudo isso por umas fatias de pão?
Eu gosto de comida boa e frequento de vez em quando um lugar um pouco melhor com meu namorado e minhas filhas. Mas os estabelecimentos em São Paulo estão perdendo a noção! Meu amado quis ficar e comer a tal cesta de pães pela última vez. Eu mastigo pensando sobre desigualdade, sobre a gente se sujeitar, sobre o tipo de pessoa que eu me recuso a ser.
Bem, lindas fotos: A última vez. Não vai fazer diferença em seu faturamento: muitas pessoas trabalham como miseráveis só para passar meia hora embaixo de uma árvore comendo um pão com a família. Eu também trabalho bastante, mas acho que as coisas que tem valor - convivência, natureza - não precisam custar tão caro. Não vale a pena!


Aqui não volto mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário